segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sexismo na publicidade

Nem de propósito encontrei aqui algumas imagens de anúncios publicitários da década de cinquenta do século passado que revelam bem como se encarava com perfeita naturalidade o papel de subserviência da mulher e de supremacia do homem; hoje é preciso mais subtileza para fazer passar a mesma mensagem, o poder é mais criativo, mas em muitas situações continua a insistir em modelos e em estereótipos que importava ultrapassar e não reforçar.

Não há dúvida que esculpir a figura feminina como um elegante cinzeiro de que um homem se serve não parece muito dignificante para as mulheres, mas pelos vistos pelo menos na época era algo com que as pessoas conviviam bem.

1 comentário:

  1. Na verdade, apesar de haver muito caminho para andar no que respeita à subserviência da mulher em relação ao homem, bastante caminho também tem sido feito, de facto, actualmente, esta imagem publicitária dos anos cinquenta do século passado, seria, penso, rejeitada liminarmente no tempo actual e o objectivo a alcançar seria gorado. Tudo o que tem a ver com mudança de mentalidade decorre com uma lentidão que pode chegar a ser exasperante, mas há que não desanimar e sobretudo trabalhar para que as mudanças poçam ocorrer Maria Helena

    ResponderEliminar