quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um brinquedo para a sua filha

Sou sempre tão crítica do sexismo na publicidade que hoje não resisto a fazer um intervalo nos meus textos sobre o anti-feminismo para mostrar um anúncio publicitário de um brinquedo para crianças, no caso meninas, que merece pelo menos uma mensão honrosa. Está na hora de mostrar que as meninas podem brincar com microscópios e podem ser boas alunas em ciências e quem sabe futuras cientistas. Depois do enjoo dos mais variados tipos de bonecas, barbies incluidas, é uma lufada de ar fresco; claro que o enquadramento cor de rosa se calhar era dispensável, mas mesmo assim é muito positivo.


Não esqueçamos que uma ciência feita exclusivamente por homens, como tem acontecido em grande parte, corre o risco da parcialidade e do preconceito, por mais que os cientistas apregoem objectividade e neutralidade, como já tive oportunidade de referir em outros posts sobre este tema. Por isso é muito importante e necessário que cada vez mais mulheres participem nessa nobre tarefa que é a construção de uma visão científica do mundo.

Os créditos pertencem ao blog Feminist philosophers que publicou esta imagem e se congratulou também com o evento: «On the one hand: Hurrah for girls using microscopes!On the other hand: Do girls really need a special pink microscope?On the third hand (I’m special): Anything that helps girls think they can do science is surely good. And maybe the pink microscope helps break down that “science is for boys” stereotype?

Sem comentários:

Enviar um comentário